
"Hoje em dia impera a cultura do ficar. Sem compromisso, numa noite se sai com uma garota, faz de tudo com ela e no dia seguinte não tem mais nada, sem stress, sem se importar com a outra pessoa.
Assim tem sido nossa sociedade. Assim tem sido criada nossa juventude. Depois de um tempo fazendo isso, aí depois a pessoa quando cansa resolve namorar “sério”. Rola um sentimento, se importa com o outro, até enjoar, aí troca de namorado ou então trai.
Mas o que seria o relacionamento ideal? O que seria o amor no relacionamento?
Quando estava na facul, numa aula de antropologia, a professora que é PhD, disse que os antropólogos não trabalham com o ideal, mas o com o que existe, que não há ideal. A discussão foi longa com ela. Ela disse que iria mudar meu pensamento até o final do curso. Na mesma hora respondi que não, era mais fácil ela mudar. Enfim, continuo com meu pensamento, e ela? Não sei, acho que continua com o dela. Mas uma coisa fui obrigado a dizer a ela: “Sem ideais somos as pessoas mais infelizes do mundo! Aceitar o mundo simplesmente do jeito que é e não acreditar que se pode melhorar, que não há um ideal, é muito triste.” Talvez por isso ela era tão fechada e carrancuda. Rs
Enfim, creio que há um ideal num relacionamento. Não sou tão experiente nisso, mas consigo ler bem através da vida de pessoas. Aprendo com as experiências práticas. Teoria é fácil falar. Por isso não gosto de um cristianismo no papel, se não o vivo não posso pregá-lo. Mas se as pessoas olhando pra mim conseguem ver algo diferente que talvez não expliquem, aí sim, posso continuar pregando.
No relacionamento entre homem e mulher a primeira coisa que deve imperar deve ser o amor, óbvio. Mas o que é o amor? Muitos acham que é fácil, mas creio que a maioria não tem nem idéia do que é isso. Amar é querer estar perto o tempo todo? É se preocupar com onde o outro está, ter ciúmes, não querer dormir separado? Amar é olhar a pessoa como se fossem apenas vocês dois no mundo? É querer casar com ela e ter filhos?
Creio que amar vai além disso. Muito acham que amam, mas na verdade não amam. O amor não pode ser egoísta. Se é egoísta não é um amor verdadeiro e não perdurará. Quando se ama, a realização da pessoa está em fazer a outra feliz e não em ser feliz por estar com a outra pessoa. Quando se ama, a pessoa se preocupa com o outro e não fica impondo seu ponto de vista apenas, ou com ciúmes acabando com a liberdade do outro, quando há amor não há desconfiança. Quando se ama de verdade, não há discussão o tempo todo, busca se entender o outro. Quando há amor, o sexo é apenas complemento e não o centro do relacionamento. Enfim, para um relacionamento dar certo é preciso buscar esse amor doador. Amor esse que vem de Deus. O amor Ágape. Amor sacrificial, que se importa com o outro.
Por não saber o que é o amor e nem se importar com isso, por isso temos casamentos destruídos, relacionamentos superficiais e uma sociedade que vive apelando apenas para o sexo como se fosse o centro de tudo.
O sexo acaba. O amor perdura. Ao se casar, um dia não haverá mais sexo, mas o amor continua. Se não tiver amor de nada vale. Para um relacionamento perfeito, o ideal é que ambos tenham seus olhos fitos em Deus. Caminharão sem tropeçar. Passarão por problemas juntos, sem nunca duvidar um do outro. Serão suporte um do outro. Confidentes, cúmplices, amantes e amigos.
O que Deus deseja para o relacionamento entre homem e mulher é isso. Ele disse: O marido ame sua esposa como Cristo amou a igreja.
Ou seja, esteja disposto a até mesmo a morrer por ela. Ahhh se nossa sociedade desse ouvidos a isso.
As pessoas querem uma família bem estruturada mas não constroem isto. Não vivem de acordo com o que deveriam viver para construir isto. Todo homem deseja uma mulher perfeita mas não se esforça em nada para ser o homem perfeito.
Ambos devem se doar um ao outro com Deus no centro do relacionamento, e assim os filhos crescerão num ambiente onde realmente há amor, terão um ambiente de confiança, amor, cumplicidade e podem crescer de forma saudável e podendo verdadeiramente confiar e ter seus pais como espelho e referência.
Mas hoje, na primeira dificuldade logo se trai, logo se quer separar. Pára com isso. O casamento é algo realmente sagrado e devemos fazer do possível e do impossível para cultivá-lo. Mas não, as pessoas além de não cultivá-lo, o destroem. E depois ficam apenas tentando remediar, infelizmente.
A base de qualquer sociedade pra mim é a família. E se esta instituição não estiver dando certo na sociedade, considero essa sociedade falida, por melhor que sejam as condições econômicas, sociais e políticas dessa sociedade.
Enfim, muitos acham que Deus fica impondo coisas para nos privar do que é bom. Mas vai muito pelo contrário. Ele nos mostra o que é melhor e torce para que sigamos o seu conselho. Que possamos entender que essa instituição é linda e merece toda nossa atenção e cuidado na construção de nossa família. Faça isso e não se arrependerá depois. "
Retirado do blog: http://somenteagraca.blogspot.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário